sábado, 15 de junho de 2013

DEPOIMENTO DE LEITURA E ESCRITA

Aqui contaremos um pouco sobre como a leitura chegou em nossas vida.
  •  Juliana

Bom, a leitura pra mim foi chegando bem devagarzinho,em pequenas doses, posso dizer.Quando criança eu devorava gibi,foi meu primeiro contato com a leitura,e na minha casa tinha vários, depois,já no Ensino Fundamental II comecei a ir à biblioteca da escola e gostava muito de ler a Coleção Vaga - Lumes,com contos e crônicas curtas, divertidas e apropriadas ao meu conhecimento de mundo.Mas foi durante o Ensino Médio que comecei a ler os Clássicos da Literatura, através do incentivo de uma professora fantástica,Maria Tereza,ela pedia pra que cada grupo lesse um livro e depois interpretasse para os outros e dessa forma, as interpretações(teatro) despertavam em mim a vontade de ler os outros também.Eram  muito legal, porque ela era uma professora "clássica" de Língua Portuguesa, crítica, culta, e talvez esse diferencial me envolveu tanto na sua disciplina.Porém, aprender a gostar de vários gêneros foi algo que aconteceu na faculdade, durante o curso de Letras.O saber ler, o inferir, o ler nas entrelinhas, tudo que torna a leitura significativa é muito importante para despertar em nós o real prazer da leitura.
  • Josiane
Na minha infância, o primeiro contato com leitura e escrita foi com a Cartilha “Caminho Suave”. Até hoje me lembro sobre a barriga do bebê. Talvez, na minha época seria o melhor método de alfabetização.
 
 Percebo que sou excelente na escrita de palavras, pois apresento poucos erros de ortografia, por outro lado, não tenho tanta facilidade em escrever textos literários. Procuro tentar sanar esta defasagem, habilidade que não foi desenvolvida no meu tempo de escola.
 Hoje, refletindo sobre a minha prática pedagógica procuro propor situações que realmente faça sentido para o aluno, que seja significativo.
Abraços


 

  •  Guaraciaba


  Minha experiência como leitora não foi muito prazerosa. Minha família não é tradicionalmente leitora, mas sim do cálculo (venho de uma família de comerciantes). Assim, meu contato com os livros se deu com a minha alfabetização, através da cartilha “Caminho Suave”. O ensino tradicional era rígido, por meio de memorização e a professora fazia leitura oral, na frente, valendo nota;  cada erro cometido era descontado na nota. Foi traumático. O prazer da leitura veio muito mais tarde, com a leitura dos clássicos na faculdade. Identifiquei-me com os clássicos da literatura inglesa e norte-americana. Jane Austin é minha autora preferida. Meu contato com a leitura, nos Ensinos Fundamental e Médio, foi praticamente zero também; não houve um incentivo por parte dos professores, que estavam mais preocupados com a gramática. Esta lacuna foi preenchida, quando decidi fazer o curso de Tradutor-Intérprete. Meu foco, na verdade, era aprender língua estrangeira, e não o português. Mas, como a vida dá voltas, acabei sendo professora de português e me especializando na língua mãe.  

 

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